quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Diário da aula de 16 de Outubro de 2008.

A aula começou ao meio-dia e quinze minutos. (12h15m)
Entrei na sala, sentei-me ao lado da Paula e tirei o material necessário para a aula.
Como de costume, o aluno que fez o relatório da aula passada foi lê-lo, com vários objectivos: primeiro, resumir e relembrar-nos a matéria dada na aula anterior, segundo, desenvolver a capacidade de escrita, construindo um texto de forma clara para nós, turma, entendermos.
Depois disto, a professora leu um conto “Não há nada de novo” de Histórias de um minuto, vol1.
No fim da leitura a "stora" disse-nos que era o dia da alimentação.
Eu sinceramente até fiquei espantada, não me lembrava que havia este dia, enfim…
Com isto, a "stora" trouxe-nos um livro chamado Íntimas suculências da Laura Esquives, que falava em receitas. Mal a professora começou a ler só ouvia: “Já tou a ficar com fome”; “Ai que apetite!”. Ai, ai, pequenas afirmações desnecessárias numa aula de português.
Por acaso, eu estava com reacções opostas! Não estava com fome nenhuma, para além de que, estava com um pouco de sono para prestar total atenção à história. Sim, é verdade…perdi-me no meio da leitura da professora!
Depois da "stora" acabar de ler as histórias todas, olhei para o relógio e reparei que já tinham passado os primeiros quarenta e cinco minutos de aula.
Avisámos a "stora" e recomeçámos o estudo d’Os Lusíadas.
Aí sim, acordei! Incrível não é? Logo na altura em que a "stora" começa a dar matéria. Normalmente, os alunos adormecem ou basicamente não prestam atenção.
Comecei a entusiasmar-me com a matéria! Claro que no meio disto tudo, há sempre tempo para falar com a colega do lado, ou seja, a Paula.
Contudo, notei que a Paula estava a responder bastante às perguntas da professora. E que eu respondia, mas mais baixo…Ela reparou! Até me disse assim: “(…)Joana fala mais alto, não sejas parva(…)”.
Eu, como boa ouvinte que sou, será que sou? lá vêm as minhas inseguranças... retomando ao assunto, como boa ouvinte que sou, comecei a falar mais alto. Até que dei por mim, por um lado, a “competir” com a Paula, e por outro, notando que fazíamos uma boa equipa. Eu afirmava umas coisas, ela outras, eu começava, ela acabava, …tudo para entendermos a matéria e tirarmos boas notas.
A matéria analisada nesta aula foi a dedicatória e a narração. E, como é óbvio, algumas funções apelativas, emotivas e também algumas figuras de estilo.
Por fim, a "stora" ditou o sumário e nós começámos arrumar os materiais escolares para sairmos para o almoço.




Joana Costa, nº15 – 12ºH

Nenhum comentário: