terça-feira, 21 de outubro de 2008

Se queres por vitórias ser louvado


Se queres por vitórias ser louvado

É, no final de contas, o sonho de toda a gente, de quem diz e mesmo de quem só guarda o desejo para si próprio. Até o próprio autor, o próprio Camões, sonhava com tal quando escreveu a obra. Sempre foi também o sonho do nosso povo, povo de conquistas.
Na correria do dia-a-dia podemos às vezes esquecer-nos dos nossos propósitos ou objectivos, mas assim que paramos e nos perguntamos: “por que que faço isto?” logo nos vêm à memória sonhos e aspirações, prémios e vitórias. Todos nós queremos ser Louvados. Louvados como os nossos heróis que percorreram o mar enfrentando perigos que lhes trouxeram ainda maior glória. Corajosos, põem de parte o medo, arriscam a vida na aventura e no desejo de alcançar a glória eterna.
A diferença entre os sonhos está no que são para nós as vitórias. Há quem sonhe com uma boa casa, um bom emprego. Há quem sonhe com um grande amor ou uma família. O que é mais engraçado é que passamos a vida a correr para estas vitórias e não sabemos o que nos espera no fim..
Não sei quanto aos outros, mas a mim incomoda-me não saber se de facto o meu esforço vai ser aproveitado para algo mais ou se vai mesmo ser deixado à deriva no universo. Mas sei que o dos nossos heróis não terá o mesmo fim, pois o caminho até à Índia é como o caminho da vida, tem grandes perigos e contratempos, mas eles superaram-nos e por isso são louvados.
Há também quem acredite que se obtiver boas vitórias tem o paraíso à sua espera, outros acham que o vazio é o fim.
Seja lá qual for o fim, as dúvidas ou as vitorias, tudo acaba. A minha vitória vai ser lá chegar (ao fim) e poder dizer:” valeu a pena!” e aí não só vou sair vitoriosa, como a minha vitória vai louvar toda a minha vida (ou não fosse eu filha da mesma gente lusa, de que são filhos os nossos heróis). E mesmo que o fim seja o fim, não faz mal, apenas significa que toda a correria vai ter um descanso, como o prémio final a que os nossos heróis também tiveram direito.

Andreia Guerra, 12º H

Nenhum comentário: