terça-feira, 7 de outubro de 2008

Relatório

Relatório

Iniciou-se a aula número cinco e seis, terça-feira, dia vinte e três de Setembro de dois mil e oito, a professora começou por pedir os diários da aula anterior a dois alunos, que não tinham os mesmos. Foram marcados os testes sumativos do primeiro período do ano lectivo, sendo o primeiro dia trinta de Outubro, e o segundo dia vinte e sete de Novembro.
Seguidamente a professora completou o quadro cronológico relativo ao classicismo e épocas anteriores e posteriores, relacionando os temas com Os Lusíadas e Fernando Pessoa (heterónimo e ortónimo).
Foram lidos vários excertos do livro, O Céu dentro da boca, fazendo ligações a Álvaro de Campos e à Epopeia de Camões.
Registou no quadro o modernismo e dois subtemas: o Futurismo, que entre outros aspectos se caracteriza pela fusão entre o homem e a máquina; pelo entusiasmo, como é o caso de Álvaro de Campos. O Interseccionismo está também ligado a Fernando Pessoa enquanto heterónimo.
A professora leu para a turma um texto narrativo do livro “A Memória do Mundo” do poeta italiano Ítalo Calvino. O texto intitula-se “O apelo da água” lembrando Vasco da Gama e os obstáculos que teve de superar, assim como o prémio que ele e os marinheiros receberam como recompensa pelas suas descobertas: A Ilha dos Amores e as Ninfas.
Referiu ainda que as obras de Camões e de Fernando Pessoa têm percurso iniciático, ou seja, as personagens precisam sempre de passar por provas difíceis para obterem sucesso noutras etapas.
A próxima tarefa proposta pela professora foi a apresentação de um tema relativo a um trabalho individual; este terá de ser realizado com texto de auto-recreação e texto literário, o tema, que será o principal no primeiro período do ano lectivo, será a “água”, e com isto teremos que pesquisar os aspectos literários da água n’Os Lusíadas e n’A Mensagem.
Foi relembrada a figura de estilo: Sinestesia que se caracteriza pela mistura de duas sensações como por exemplo a visão e o tacto. No fim da aula foi escrito o sumário da mesma.



Ana Costa
Nº2
12ºH

Nenhum comentário: