sábado, 11 de outubro de 2008

Relatório

Relatório do dia 9 de Outubro de 2008
Começámos a aula pela leitura do relatório elaborado pelo Carlos sobre a aula anterior. Após a crítica da professora ao relatório, esta salientou que hoje, dia 9 de Outubro, comemorávamos uma efeméride isto é, uma data importante, dia em que nasceu D. Dinis (1261). Realçou que estávamos a começar a aula informando-nos disso porque D. Dinis tinha sido um criador das condições possíveis para os Descobrimentos e que tinha sido um trovador. Daí a ligação com a matéria d’ Os Lusíadas.
De seguida, a professora leu um poema que D. Dinis escreveu, mais propriamente uma Cantiga de Amigo, onde nos pediu para identificarmos uma figura de estilo. Apercebemo-nos rapidamente que era a Aliteração, a repetição de “Ls” nas palavras, a sugerir o som do vento. Posteriormente, foi lido um poema de Fernando Pessoa sobre o"Plantador de naus", onde este se refere a D. Dinis.
Após a leitura dos dois poemas, foi lido um texto, mas este com o objectivo de explicar o que precisaríamos de fazer como trabalho de casa para a próxima semana. Este consiste em escolhermos um verso d’ Os Lusíadas e escrever um texto a partir deste e onde o verso deverá ser citado ao longo do texto.
Iniciámos, então, de novo a análise d’ Os Lusíadas, mais propriamente uma revisão do que tínhamos aprendido na aula anterior sobre a Invocação, salientando, na primeira estrofe, que começava com uma Apóstrofe seguida de três argumentos (passado, presente e futuro), e o valor do “Por que” em vez de “para que”, da função apelativa e do modo verbal no imperativo. Já na segunda estrofe foi identificado o Encavalgamento, os três tipos de arcaísmos: mudança da grafia, mas mantêm-se o significado, mudança do significado, mas mantêm-se a grafia e a extinção da palavra, como exemplos de arcaismos as palavras “hũa”, “fúria” e “gesto”, a Anáfora e as considerações do poeta como função emotiva.
Passámos depois à leitura da Dedicatória e à sua análise. Segui-se a leitura da professora das quatro primeiras estrofes, foi-nos pedido que fizéssemos uma leitura semelhante à da aula anterior onde algumas partes eram lidas por um só aluno, outras por uma fila e outras pela turma toda.
Antes de iniciarmos o exercício seguinte, a professora explicou nos que alguns versos contêm dois hemistíquios, ou seja, duas partes. Isto porque o exercício que nos foi proposto foi lermos as mesmas quatro primeiras estrofes que tínhamos trabalhado, algumas vezes e depois fecharmos o livro. O exercício era a leitura do primeiro hemistíquio pela professora e a turma tentar lembrar-se do que faltava para o completar.
Para finalizar, a aula a professora disse as notas dos trabalhos realizados sobre o Renascimento e terminámos com a escrita do sumário.


Diana Mascoli
12.ºA n.º6
Português

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