terça-feira, 7 de outubro de 2008

Diário

Diário (aula de 25 de Setembro de 2008)

Nesta aula, a professora voltou a falar do poema de Paulo Condessa presente no livro “O Céu Dentro Da Boca”. Este poema foi lido e comparado com duas das obras a estudar este ano: Os Lusíadas de Luís de Camões e Mensagem de Fernando Pessoa.
Achei um pouco confuso, pois estava a comparar três obras completamente diferentes que tinham tantas expressões em comum; Depois, à medida que a aula ia decorrendo acabei por entender as diversas comparações e comecei a achar uma ideia engraçada para nos adaptarmos a estas duas obras, visto que a linguagem é parecida, e no fundo o tema é o mesmo – os descobrimentos que fazemos ao longo da vida e as batalhas em que temos de combater para conseguirmos melhorar como pessoas, os sonhos de histórias novas e um mundo novo; no fundo, os combates e as vitórias interiores que estão presentes em cada um de nós.
Mais próximo do final da aula a professora leu-nos um excerto de um livro de Italo Calvino “O apelo da água”, de forma a apresentar-nos um dos temas para um trabalho escrito – a água – e como relacionar esta obra mais uma vez com as duas obras a estudar ao longo deste período. Pessoalmente, achei o texto um pouco maçudo, pois era muito repetitivo, embora tivesse ideias claras e profundas.
No geral, achei a aula interessante e criativa; Conheci uma nova forma de ver as obras literárias relacionando-as.

[Inês Antunes, Nº10, 12ºE]

Nenhum comentário: